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Band pode modificar a grade noturna e colocar “Os Simpsons” entre dois jornais

Os Simpsons Audiência Band
Emissora quer um público jovem
Atualmente, o “Jornal da Band” e o “Brasil Urgente” vivem um queda livre de audiência e tem um público considerado velho, uma vez que a maioria dos telespectadores dos dois telejornais tem mais de 50 anos. A perda de até 28%  de audiência em um ano vem preocupando a emissora. Recentemente, em uma reunião abriu-se até a possibilidade de recorrer ao desenho “Os Simpsons”. Inicialmente a ideia é de colocar o desenho entre o “Brasil Urgente” e o “Jornal da Band” para atrair público jovem e alavancar a audiência. Em tempo, essa decisão pode ser um tiro no pé, visto que haverá uma “quebra de público” colocando um desenho no meio de dois telejornais.
O “Jornal da Band” que é o segundo maior faturamento da emissora (só fica atrás do Futebol), caiu de 4,6 pontos de média em novembro de 2012 para 3,8 pontos no mesmo mês neste ano, uma queda de quase 20%. Esses índices tiraram o telejornal de uma disputa mais acirrada com o SBT na briga pelo terceiro lugar.
Já o Brasil Urgente (local) que há um ano fechava com 5.6 pontos, marcou 4,0 de média no mês passado. Ou seja, a audiência do jornal encolheu 28% no período de 12 meses.
Além de fatores como calor, horário de verão e  Marcelo Rezende com o seu “Cidade Alerta”, outro motivo apontado para a queda do jornalismo da Band é a mudança pela qual a cúpula do setor passa.
Depois da unificação de empresas do Grupo Bandeirantes, o presidente Johnny Saad decidiu dividir o comando do jornalismo entre três diretores: Fernando Mitre (diretor nacional de Jornalismo), André Luiz Costa (diretor-executivo de Jornalismo), e Valdir Zwetsch (diretor-executivo de Jornalismo e Esportes). Com as mudanças, Mitre e Zwetsch acabaram perdendo espaço.
Na avaliação interna, André Luiz Costa está sendo preparado pela direção da Band para substituir Fernando Mitre que está há 24 anos na emissora. A troca de Mitre por Costa é vista também como uma tentativa de rejuvenescer o público dos telejornais, mas sem perder os “valores da empresa”.
A questão é que o público dos dois telejornais está envelhecendo, o que também explica a queda de audiência: 55% dos telespectadores do “Jornal da Band” e 49% dos do “Brasil Urgente” têm mais de 50 anos.
*Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.


FonteTv Foco Com informações do jornalista Gilvan Marques.

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